por Bryan Ferreira
De Eddie Vedder, do Pearl Jam, a Daniela Mercury, o tema da
homossexualidade esteve bastante em evidência durante a semana passada no mundo da música. Confira abaixo os fatos e as declarações dos artistas musicais.
Domingo, 31 de março de 2013.
Eddie Vedder, o vocalista e líder do Pearl Jam, manifestou-se (em português) a favor do casamento gay durante o aguardado show da banda no Lollapalooza Brasil: "Parabéns, São Paulo, por respeitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo".
Terça-feira, 02 de abril de 2013.
Joelma, da banda Calypso, divulgou um vídeo tentando se explicar sobre sua declaração de que "gays seriam como drogados em recuperação" dada à revista Época. Na entrevista, a cantora, que é evangélica há quatro anos, ainda disse que é contra o casamento gay, e que se tivesse um filho homossexual "lutaria até a morte" para "convertê-lo".
As declarações de Joelma irritaram vários famosos. "De droga ela entende, basta ver o último CD dela", comentou a apresentadora Adriane Galisteu. "O mundo à beira de uma guerra nuclear e os seres inferiores se preocupando com cura de gays. Curem vossas almas", postou a atriz Betty Faria.
Depois de toda a repercussão negativa, os agentes da banda Calypso teriam se apressado em emplacar participações em programas de TV. Mas a maioria das produções procuradas preferiu nem responder. Além disso, surgiram especulações de que o filme sobre a banda Calypso (que já encontrava dificuldades) teria sido cancelado e de que Deborah Secco não quer mais participar do longa. A atriz interpretaria o papel de Joelma na produção.
ENQUETE: Depois de Calypso, qual artista ou banda deveria ganhar filme nos cinemas?
( ) Latino
( ) MC Federado & Os Leleques
( ) Restart
( ) Tiririca
Quarta-feira, 03 de abril de 2013.
No mesmo dia em que o Paraná regulamentou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, Daniela Mercury postou na rede social Instagram fotos com a jornalista Malu Verçosa e escreveu: "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar".
Ao site G1, a cantora ainda afirmou: "Sou apaixonada por Malu, pelo Brasil, pelas liberdades individuais. Não podemos andar para trás, como os 'felicianos' da vida!". O deputado e pastor Marco Feliciano (já atacado por todos os lados) optou por minimizar mais esta (suposta) crítica.
"Enquanto Joelmas queimam no inferno do rancor e do preconceito, Danielas compartilham sua felicidade com o mundo."
Marcelo Arantes, homossexual assumido que participou do "BBB 8".
Sábado, 06 de abril de 2013.
O rapper Snoop Lion, ex-Snoop Dogg, afirmou, em entrevista ao site "Huffington Post", que a atração entre pessoas do mesmo sexo nunca será aceita no hip hop: "É como um time de futebol. Você não pode entrar em um vestiário cheio de homens e dizer: 'Ei, cara, gosto de você'. Sabe, isso vai ser difícil".
Snoop ainda deixou claro que não tem nada contra gays e ressaltou que para cantores, como Frank Ocean, que assumiu ser homossexual em 2012, a situação é mais fácil. Já no mundo do rap seria mais difícil, em sua opinião, por tratar-se de um estilo musical muito "masculino".
Eu, particularmente, só achei engraçado alguns comentários de internautas reclamando sobre uma suposta "ditadura gay". Quer dizer que se um indivíduo disser que é contra os negros, e outras pessoas condenarem esta atitude, estas pessoas estariam tentando implantar uma "ditadura negra"?
Para quem se interessar em ler mais sobre o assunto, deixo aqui o link de um texto ("Joelma e Daniela Mercury são as duas caras da cultura brasileira") publicado na última semana pelo colunista Tony Goes no site do F5/UOL.
E, para finalizar, cito um comentário realmente inteligente que encontrei na internet: "Respeito. É isso o que todos querem. Mulheres, homens, gays, heteros, negros, brancos, gordos e magros". De fato, é apenas isso o que TODOS querem. E, certamente, é isso também o que Jesus gostaria que a humanidade tivesse.
Confira também:
Reflexões sobre o Casamento Gay (Vídeo)
Radar Musical (17/03/2013): Michel Teló está entre os artistas que mais venderam no mundo em 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário