www.topmusicbrasil.com.br

domingo, 9 de maio de 2010

Britney Spears é eleita a artista internacional da década

A cantora norte-americana Britney Spears foi a grande vencedora da categoria "Artista Internacional da Década" do Prêmio Top Music Brasil 2009. Confira abaixo a lista do Top Music Brasil com os 10 artistas internacionais mais importantes, populares e bem-sucedidos dos anos 2000.

ARTISTAS INTERNACIONAIS DA DÉCADA:

1. BRITNEY SPEARS


"Você quer um pedaço de mim?", perguntou Britney Spears em seu álbum de 2007. Nos anos 2000, todo mundo quis um pedaço de Britney. A cantora esteve presente no mundo musical, na mídia e nos noticiários durante toda a década. Seu primeiro álbum, "...Baby One More Time", foi lançado em janeiro de 1999 e foi um grande sucesso, vendendo até hoje mais de 29 milhões de cópias em todo o mundo. Seu segundo álbum, "Oops... I Did It Again", de 2000, a consolidou como um dos maiores ícones pop da atualidade. Em 2001, lançou o CD "Britney" e fez uma apresentação marcante do primeiro single "I'm A Slave 4 U", no VMA, na qual cantou com uma cobra em seu pescoço. Seu quarto álbum "In The Zone" foi lançado em 2003, contendo o hit "Me Against The Music" com participação de Madonna. Esta foi a primeira vez em que Madonna, uma das maiores estrelas de todos os tempos, participou de uma música de outro artista. Pouco tempo antes as duas cantoras causaram polêmica com o show de abertura do VMA daquele ano: a rainha do pop deu um beijo na boca da princesa do pop, numa espécie de passagem de cetro. Após o lançamento de sua primeira coletânea de sucessos em 2004, a carreira de Britney Spears entrou em um hiato, mas a cantora continuou sendo destaque frequente na mídia por escândalos em sua vida pessoal. Em 2007, lançou o quinto álbum de inéditas, "Blackout". Seu retorno oficial aconteceu no VMA em uma apresentação polêmica que recebeu bastante críticas. A resposta de Britney veio com o VMA do ano seguinte, no qual foi a grande vencedora pelo clipe de "Piece Of Me", canção cuja letra é bastante representativa de toda a carreira da cantora. Em 2008 foi lançado o álbum "Circus", e em 2009, para fechar uma década de sucesso com chave de ouro, foi lançada sua segunda coletânea, intitulada "The Singles Collection". E para quem tem alguma dúvida da relevância de Britney Spears no mundo da música, seguem mais alguns dados:

* Seu primeiro disco "...Baby One More Time" é o álbum de estreia feminino mais vendido nos EUA.
* Seu segundo disco "Oops!... I Did It Again" é o álbum feminino que mais vendeu na semana de estreia.
* Ganhou mais de 260 prêmios em apenas 10 anos de carreira.
* Aos 21 anos, tornou-se a celebridade mais jovem a ganhar uma estrela na Calçada da Fama.
* Em 2002, foi eleita pela Forbes a celebridade mais poderosa do mundo.
* Foi eleita o vigésimo maior ícone pop de todos os tempos pela revista People e pelo canal VH1, e o ícone mais importante da cultura americana pela CNN.
* Em 2008, foi eleita a artista mais popular do mundo pela BBC.
* Foi vencedora do Prêmio Top Music Brasil 2008, na categoria "Destaque Top Music Brasil Internacional", na qual foi a mais votada pelo público (título registrado na página oficial da cantora na Wikipédia).
* Foi a pessoa mais procurada na internet nos anos 2000, de acordo com os principais sites de busca.
* Ganhou 12 títulos no livro Guinness World Records durante a década.

Britney Spears também é a oitava cantora que mais vendeu discos na história dos EUA, e a cantora que mais vendeu discos nos anos 2000. [ASSISTIR VÍDEO]


2. MADONNA

Com mais de 200 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Madonna é a cantora que mais vendeu discos no mundo e a artista internacional que mais vendeu discos no Brasil em todos os tempos. Na última década a rainha do pop lançou quatro álbuns de estúdio: "Music" (2000), "American Life" (2003), "Confessions On A Dance Floor" (2005) e "Hard Candy" (2008). Todos os quatro estrearam no primeiro lugar da Billboard. Sua música "Hung Up", lançada em 2005, foi um dos singles mais importantes da década, entrando no Guinness por alcançar o primeiro lugar em 45 países. O álbum "Confessions On A Dance Floor" também bateu recorde ao estrear em primeiro lugar em 41 países. Em 2006, foi nomeada pelo Guinness como a cantora mais bem paga e rica do mundo. Em 2008, Madonna ganhou da Billboard o número 2 entre os maiores artistas da história da revista, atrás apenas dos Beatles, e foi incluída no "Rock and Roll Hall of Fame", onde só entram artistas com no mínimo 25 anos de carreira. No mesmo ano Madonna veio ao Brasil pela segunda vez, após 15 anos, para cinco bem-sucedidos shows de sua turnê do álbum "Hard Candy". A "Sticky & Sweet Tour" foi a mais lucrativa de um artista solo na história. Em 2009, Madonna lançou "Celebration", coletênea de sucessos que marcou o fim de sua parceria com a gravadora Warner. O disco foi número 1 em mais de dez países e chegou ao Top 10 em mais de vinte e cinco. Madonna consagrou-se como a maior vencedora do Prêmio Top Music Brasil 2008, vencendo três categorias. Ela também foi eleita pelo Guinness como a cantora de maior sucesso de todos os tempos, e é considerada a cantora mais influente da música contemporânea.


3. BEYONCÉ

Durante a pausa do grupo Destiny's Child em 2003, Beyoncé lançou seu álbum solo de estreia, "Dangerously In Love", que tornou-se um dos álbuns mais vendidos daquele ano e originou os hits número 1 "Crazy In Love" e "Baby Boy". O disco também foi vencedor de 5 Grammys. Quando o álbum "B'Day" foi lançado em 2006, Beyoncé já era definitivamente uma artista solo. Deste disco, destacou-se o hit "Irreplaceable", o single mais vendido nos EUA em 2007. Em novembro de 2008, foi lançado o terceiro disco solo da cantora, "I Am... Sasha Fierce", que ganhou 6 Grammys e tornou-se o terceiro álbum mais vendido no Brasil em 2009. Este disco gerou vários singles como "If I Were A Boy", "Single Ladies", "Halo" e "Diva". Recentemente, o videoclipe de "Single Ladies" ganhou o primeiro lugar na lista Top 100 Clipes 2009 do Top Music Brasil, e Beyoncé tornou-se uma das maiores vencedoras do Prêmio Top Music Brasil 2009. A cantora saiu vitoriosa em três categorias, incluindo a de "Top Artista Internacional", consagrando-se como a artista internacional mais bem-sucedida na lista Termômetro Pop em 2009, ou seja, a artista internacional mais popular do ano no Brasil. Entre as cantoras, Beyoncé foi a de maior sucesso nas paradas da Billboard durante a década.


4. JUSTIN TIMBERLAKE

No começo da década, Justin Timberlake ainda fazia parte do 'N Sync, grupo responsável pelo disco mais vendido da década nos EUA - "No Strings Attached", de 2000. Em 2002, ele lançou seu álbum solo de estreia, "Justified", que o colocou como um dos maiores artistas do mundo e gerou os hits "Cry Me A River" e "Rock Your Body". O sucesso continuou com seu segundo álbum, "Future Sex/Love Sounds", de 2006, que estreou no número 1 da Billboard e trouxe hits como "SexyBack", "My Love" e "What Goes Around.../...Comes Around". Em 2004, ocorreu um fato controverso em sua carreira. Ele fez uma apresentação com Janet Jackson no Super Bowl, em que arrancou no final parte da roupa da cantora, deixando seu seio à mostra. Após grande polêmica e muitas críticas, o astro pediu desculpa pelo incidente. Justin Timberlake recebeu vários prêmios e inúmeras indicações importantes durante a década, incluindo 6 Grammys e 7 VMAs.


5. MARIAH CAREY

Mariah Carey é a artista que mais vendeu discos nos EUA durante a década de 90. Nos primeiros anos da década de 2000, a cantora passou por um período de relativa decadência em sua carreira, mas em 2005, com o álbum "The Emancipation of Mimi", voltou ao topo da música pop. O single "We Belong Together", retirado deste disco, foi eleito o single número 1 da década pela Billboard. O sucesso continuou com o álbum "E=MC²", cujo primeiro single "Touch My Body" tornou-se o décimo oitavo número 1 da cantora na Billboard, colocando Mariah Carey na frente de Elvis Presley, entre os artistas solo com mais hits número 1 nos EUA. Neste quesito, Mariah Carey só perde atualmente para os Beatles, que colecionam 20 primeiros lugares. Em dezembro de 2009, último mês da década, o hit "I Want To Know What Love Is", do álbum "Memoirs Of An Imperfect Angel", alcançou o primeiro lugar entre as músicas mais executadas nas rádios brasileiras.


6. EMINEM

O álbum de estreia de Eminem foi lançado em 1999. No ano 2000 ele já era um dos artistas de maior sucesso nos EUA, e pouco tempo depois já era um dos artistas mais populares no mundo. Ficou famoso por fazer crítica a outros artistas em suas letras e por seus videoclipes bem-humorados. Eminem foi eleito o artista da década pela Billboard, e é vencedor de 11 Grammys e 8 VMAs. Alguns de seus grandes sucessos nos anos 2000 são: "The Real Slim Shady", "Stan", "Without Me", "Lose Yourself" e "Just Lose It".


7. AVRIL LAVIGNE

Avril Lavigne tinha 17 anos quando surgiu no mundo da música, em 2002, com o álbum "Let Go", que vendeu mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo. Tornou-se uma das artistas mais populares no Brasil e no mundo. Seu single de estreia "Complicated" chegou ao Top 10 de diversos países ao redor do mundo, e seu hit "Girlfriend" foi o single mais vendido de 2007. Outros hits da cantora durante a década são: "Sk8er Boy", "I'm With You" e "My Happy Ending".


8. RIHANNA

Rihanna nasceu em Barbados e, em 2004, mudou-se para os EUA aos 16 anos, para iniciar sua carreira musical. Conseguiu assinar contrato com a Def Jam, após uma audição com o presidente da gravadora, Jay-Z. A cantora lançou quatro álbuns entre 2005 e 2009. Entre os maiores sucessos destacaram-se "Umbrella", "Don't Stop The Music", "Unfaithfull", "Disturbia" e "Take A Bow". A cantora foi classificada pelo Top Music Brasil como a artista internacional mais popular no Brasil em 2008.


9. CHRISTINA AGUILERA

No começo da década de 2000, assim como no final da década anterior, o pop estava em alta e tinha Christina Aguilera como uma das maiores representantes do gênero. Seu álbum de estreia foi lançado em 1999, gerando três hits número 1 nos EUA. A cantora tornou-se conhecida por sua habilidade vocal, o que, neste quesito, a colocou num nível acima em relação às outras cantoras pop. Christina tornou-se uma das artistas mais bem-sucedidas da década, vendendo mais de 43 milhões de discos em todo o mundo.


10. ROBBIE WILLIAMS

O artista britânico Robbie Williams iniciou sua carreira musical em 1990, como integrante do Take That. Em 1995, deixou o grupo e iniciou sua carreira solo no ano seguinte. No começo dos anos 2000, ele já era um dos artistas mais populares no mundo. No ano 2000 seu hit "Rock DJ" destacou-se, recebendo prêmios e gerando polêmica com seu videoclipe. Robbie Williams já vendeu mais discos que qualquer outro artista solo britânico e é o maior vencedor da história do Brit Awards.



Nenhum comentário: